10 dezembro 2008

A incrível casa de garrafas plásticas

Em tempos de aquecimento global um morador de criciúma dá exemplo de reciclagem construindo uma casa de garrafas pet em Balneário Gaivota.

Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada, suas paredes eram de garrafas. Não, ninguém está assassinando uma das canções infantis mais conhecidas do país. Essa tal casa existe mesmo, ainda não tem teto e suas paredes são realmente feitas de garrafas pet. A obra está sendo feita na praia tropical em Balneário Gaivota e o proprietário é um morador de Criciúma.


De acordo com Antonio, morador da localidade o proprietário da ilustre obra é seu chara, conhecido como Antonio Learcindo ou Tonho. “Ele vem para cá todo final de semana. No começo quando disse que ia fazer uma cassa de garrafa a turma aqui não acreditou e até rua dele. Depois começou aos poucos, fazendo a parte de baixo, colocou cimento no chão e nada de garrafa. De repente começou a catar garrafas por todo canto e daí sim a gente começou acreditar”, explica seu Antonio, morador de Tropical.


No começo o inventor colocava areia dentro das garrafas, mas logo mudou de idéia e passou a enchê-las de água, pois ficava mais bonito. Como o tijolo absorve melhor o cimento, é difícil colocar as garrafas e manter-las retilíneas, tanto que Tonho teve que desmanchar uma parede por que tinha ficado torta.

A parte de baixo da garrafa ficará na parte externa da casa. Na parte de dentro ela será toda concretada como se fosse parede normal, porém como uma espessura bem mais volumosa. Tonho junta garrafas durante a semana para trazer para a obra. Ele já chegou a comprar algumas para adiantar a construção. Agora faltam alguns acabamentos e o telhado que de acordo com o vizinho será feito uma laje de cimento. Aproximadamente cerca de 12 mil garrafas já foram usadas na construção.


A importância da reciclagem

Desde que o conceito de reciclagem surgiu, décadas atrás, a preservação do meio ambiente é seu principal mote. Entretanto, o progresso das técnicas viabilizou muitas atividades industriais, tornando a reciclagem também uma alternativa de investimento e geração de trabalho e renda. Cada tipo de plástico recebeu uma numeração específica e todas as embalagens plásticas devem ter o respectivo triângulo com a identificação. As embalagens de PET são identificadas através do número 1. Na maioria das embalagens, o triângulo é aplicado em alto relevo na parte de baixo da mesma.

3 comentários:

Unknown disse...

Nas andanças pela net, cheguei ao seu blog. Muito interessante essa construção com material reciclado, incentivando as pessoas a acreditarem em seus sonhos e desejos. Se dará certo ou não? penso que nao importa..importante é acreditar no sonho.
Parabens pela escolha dos seus temas.
beijo.

Anônimo disse...

se ao guem quizer conhecer ésta casa em tre em comtato 34624721

Anônimo disse...

Ola Camarada!

muito interessante e estou montando um projeto de construção de casas com garrafa pet.
se possivel me mande mais fotos e relatos desta casa.
nelsonquerino@yahoo.com.br

um forte abraço
parabéns