11 abril 2008

Conheça a cantora Celina Fernades

Nome: Celina Santos Fernandes
Idade: 23
Natural de: Araranguá
Time que torce: Grêmio
Comida: churrasco
Bebe: socialmente
Fuma: Não
Esporte: andar de bicleta

Do Sul do Brasil, a voz que lembra uma geração. Celina Fernandes é uma artista com diversas funções: cantora, compositora, instrumentista. Foi vocalista da Banda Calibre 3, cantando Maria Rita, Marisa Monte, Lulu Santos, Nando Reis, Lauryn Hill e outros grandes nomes da música nacional e internacional. O primeiro CD da banda Calibre 3 foi lançado em 2003, com músicas próprias. O estilo alternava entre MPB e Pop.Entretanto, a paixão e inspiração de Celina sempre foi a MPB, e seguindo esse estilo é que a cantora alça vôos ainda mais altos: lançar um CD solo.

Como começou a carreira?
Comecei aprendendo cavaquinho aos 9 anos, onde toquei por 3 ou 4 anos em um grupo de seresta, mas acho que minha carreira começa mesmo aos 13 anos quando começo a tocar na noite, apresentando "Celina voz e violão"

Quando conheceu realmente a musica??
Acredito que foi na primeira vez que gravei em estudio, ali pude participar e entender um pouco da "atmosfera" da musica de verdade, ouvir minha voz com detalhes. Isso foi aos meus 17 anos com Lony Rosa, para participar de um festival em Tubarão.

Quantos instrumentos toca? aprendeu como?
Toco cavaquinho que aprendi com um senhor amigo do meu pai, Sr. Mememo, e violao que aprendi com Lony Rosa, um musico conceituado no estado.

Show mais marcante?
Acustico Calibre3 no Caverá, onde realizamos nosso primeiro show fechado, foi um sucesso e foi um momento impar..

Pessoa mais importante que conheceu através da musica?
Sacha Amback, tecladista e produtor, agora tocando com Ana Carolina. Mas não pelo currículo dele não, porque acabou se tornando um amigo essencial.
Mas aí tiveram outras pessoas também... Thedy Correa, do Nehhum de Nós, Kleiton e Kledir Ramil, da dupla gaucha Kleiton e Kledir, entre outros..

Calibre 3 o que significa na sua vida?
O Calibre foi o maior aprendizado que passei, a gravação do nosso CD, a convivência com dois grandes musicos, a integração, a amizade.. situações e fatos inesquecíveis, com toda certeza!

Carreira solo?
Tenho trabalhado agora, como carreira solo, mas os projetos são, lançar um disco com carreira solo sim.

Seu estilo musical é?
Acho que me enquadro num "pop rock", gosto de fazer o som que gosto, sacou?

Fama, sucesso?
Fama nem tanto, sucesso que venha e muito..
não pelo glamour não, pela divulgação do trabalho em si, atravessar fronteiras, unir pessoas, acho que isso só o "sucesso" faz, seja de uma marca, de um livro, de uma pessoa..

Sonho?
Batalho minhas coisas, mas sonho pra que elas se idealizem..
Quero trabalhar muito e poder viver bem, só isso.

Proximos planos?
Os próximos passos são.. continuar tocando na noite (por que eu preciso sobreviver), gravar um disco novo, com a produção de Sacha Amback, no Rio. Conquistar novos públicos, alcançar lugares no Brasil que ainda não cheguei..

CD..DVD...??
O CD começa a ser gravado no fim do primeiro semestre.

Sonha em cantar com quem?
Sonho em cantar com meus ídolos, como ja tive a felicidade de cantar com Nando Reis, com Thedy Correa, com Kleiton e Kledir..
Estudo a vida dos caras, dividir o palco com eles, é uma sensação indescrítivel!
Mas ainda tem Marisa Monte, Ana Carolina, Maria Rita, Djavan.. que eu queria poder dividir o palco, com certeza.

Defina a sociedade em que vivemos hoje??
A sociedade que vivemos hoje, funciona em função de dinheiro! Algumas pessoas se deixam influenciar mais, outras menos..e é mais ou menos assim que é.

Foto: Cantora Celina em momento de descontração ao lado do Jornalista Fogaça

Colaboração: Giovana Generoso