09 julho 2008

Cientificamente geladas

Conheça o melhor método para resfriar a cerveja
Fomos buscar a ajuda do professor Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP, para responder essa questão crucial. Aliás, gelar é modo de dizer. "A melhor temperatura para tomar a Pilsen, a mais comum por aqui, é de 2 a 4 graus. A -5 graus ninguém sente o gosto", afirma Fabiano Bellucci, beer sommelier do bar Frangó (São Paulo). Conheça os métodos testados.

Gelo no isopor (35 minutos)
O método clássico (isopor com gelo) é mais rápido que colocar a cerveja em uma geladeira e melhor que botar no freezer, já que no isopor ela não corre o risco de congelar.


Gelo, álcool, sal e água (3 minutos) - CAMPEÃO
Para cada saco de gelo, coloque dois litros de água, meio quilo de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais para derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor. Os físicos chamam o líquido de "mistura frigorífica".


Nitrogênio líquido (1 minuto p/ poder pegar na lata)
Se você for estudante ou professor de física, química ou biologia, não é difícil conseguir nitrogênio líquido nos laboratórios. Cerca de 10 litros são suficientes. Despeje devagar em um isopor (o líquido a -160 graus queima a mão); depois faça um gancho com algum metal, encaixe no anel da lata e a desça como se estivesse pescando. Retire e espere 1 minuto para beber.


Extintor de incêndio (Se não tiver outra maneira)
Arranje um extintor grande de CO2, desses de corredor de prédio (um novo custa cerca de R$ 250). Junte algumas latas (não mais que cinco), mire e solte a válvula no máximo. "O gás em expansão rápida esfria o que está em volta", explica Furukawa. Cada extintor dá para umas dez latas e a recarga custa R$ 50.


Nenhum comentário: