29 abril 2008

Profissão: DJ

Eles eram apenas coadjuvantes nas baladas, entravam em cena apenas nos intervalos das bandas. A partir dos anos 70 ganharam o nome de Disc-Jóquei também conhecidos como DJs. Hoje os profissionais das pick-ups passaram de coadjuvantes para estrelas das festas.

Atualmente as baladas eletrônicas ganharam mídia mundial e levam milhares de seguidores por onde passa. As chamadas raves chegam a reunir vinte e cinco mil pessoas em uma única noite, podendo terminar até no outro dia à tarde. E quem comanda essas festas não é nenhuma banda, são os Djs. Alguns se consagram no cenário eletrônico e viram ídolos, um exemplo é o Dj Tiesto, considerado o melhor Dj do mundo.

House, psy, trance, progressivo, e tantos outros são os estilos que um Dj de música eletrônica segue. Mas também têm aqueles que preferem continuar com um som mais tradicional, apenas mixando as músicas de outros produtores.

Mas não é só de música que vive um Dj. Os profissionais dessa área também se habilitam a serem produtores dos próprios shows, um exemplo é o Dj Alec Araújo que produz o seu próprio projeto. Outros Djs tem projetos mais ousados assim como Luccas Zacca residente da casa noturna Kabbun de Araranguá que tem o projeto Progmind, e Nando Neves também de Araranguá com o projeto Quebra Pedra, ambos misturaram a batida da música eletrônica com percussões. Outros Djs também inovam com a mistura do eletrônico com sax, piano, trompete e vários outros instrumentos.

Sentindo a alta na música eletrônica o mercado para esses profissionais se expandiu. Hoje já existem várias agências de Djs em todo o mundo, tornando assim mais fácil para o Dj o fechamento de contratos e maior visibilidade. A concorrência nesse mercado se tornou tão forte que as casas noturnas sentiram a necessidade de ter um Dj residente,o que faz hoje o nome de muitos Djs e de muitas boates.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a matéria! Parabéns amor!

Beijos!