01 abril 2008

Entrevista: Dr. Carlos Isaia Filho

Você sabe o que são contraceptivos injetáveis, como eles agem, quais são suas vantagens e contra-indicações? Muitas mulheres ainda têm dúvidas e até receios sobre esse tipo de medicamento. Para desmistificar o tema, conversamos com o especialista em Reprodução Humana, ginecologista e obstetra, Dr. Carlos Isaia Filho.
O que são contraceptivos injetáveis e como eles agem?
Contraceptivos injetáveis são uma forma de administrar hormônio ou hormônios através de injeções, com o objetivo de evitar a gravidez não planejada. Estes hormônios ficam depositados no organismo, e sua ação, a qual consiste em inibir a ovulação, pode durar de um a três meses, dependendo do tipo de medicamento injetável.
Quais são as vantagens e desvantagens desse método?
A principal vantagem é permitir que uma mulher que não possa usar a pílula anticoncepcional, tenha oportunidade, através dos injetáveis, de se beneficiar com a anticoncepção hormonal. Por outro lado, existem mulheres que deixam de usar a pílula, porque esquecem de usar diariamente. Com os injetáveis, uma única aplicação mensal ou trimestral, permite segurança contraceptiva, trazendo maior comodidade e segurança para a paciente. As desvantagens são as mesmas do uso de qualquer medicação hormonal. Porém, desde que bem indicado, os efeitos colaterais tais como retenção de líquidos, sangramento intermenstrual (manchas) podem ser controlados ou evitados.
Existe contra-indicação? Todas as mulheres podem optar por esse método?
Nenhum medicamento é isento de contra-indicações. Existem basicamente dois tipos de contraceptivos injetáveis:a. De uso mensal, o qual é composto de dois hormônios: estrógeno e progestógeno.b. De uso trimestral, o qual é composto só de progestógeno.Os de uso mensal apresentam mais contra-indicações, em função do componente estrogênico. Estas contra-indicações estão mais relacionadas com problemas cardiovasculares.O de uso trimestral, por apresentar exclusivamente progestagênico, está isento de todos os para-efeitos e contra-indicações estrogênicas.
A mulher pode ter dificuldade de engravidar ao suspender esse método?
Normalmente não. Existem casos nos quais o hormônio armazenado leva maior tempo para ser eliminado, e desta forma, retardar um pouco (alguns meses) o retorno das ovulações e conseqüentemente a fertilidade. Porém os anticoncepcionais injetáveis são métodos reversíveis.
Existe algum tempo máximo que a mulher pode utilizar esse método? Deve-se alternar com outros métodos como a pílula?
Basicamente toda mulher em idade reprodutiva, que não deseja engravidar, pode usar contracepção injetável. No caso de injetável mensal, ou seja, os que contêm estrógeno e progesterona, deve-se evitar em mulheres fumantes após os 35 anos, em mulheres hipertensas ou ainda com outras contra-indicações ao uso de estrogênios. No caso do injetável trimestral, por conter apenas progestagênio, o tempo de uso é menos restrito. Não existe necessidade de uso de outro método contraceptivo quando se utiliza um método injetável.

Nenhum comentário: