Minha mulher sempre reclamava que eu saia para jogar um futebol com os amigos e acabava voltando depois de algumas cervejinhas.
Após anos de confronto direto minha teoria de que isso faz bem para o corpo foi embasada cientificamente. Uma pesquisa feita por cientistas espanhóis diz que o consumo de cerveja após a realização de exercícios físicos pode trazer benefícios ao corpo humano.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, a pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, na Espanha, mostra que a bebida ajuda a repor o líquido perdido no suor, durante o exercício.
Os pesquisadores acreditam que os açúcares, sais e gás da cerveja ajudam o organismo a absorver os fluidos mais rapidamente.
Na pesquisa liderada pelo professor Manuel Garzon, 25 estudantes correram em uma esteira, sob temperatura de 40º C, até ficar exaustos. Em seguida, os pesquisadores mediam seus níveis de hidratação, habilidade de concentração e coordenação motora. Metade deles recebia dois copos de cerveja, enquanto o resto recebia água. Depois disso, todos podiam beber quanta água quisessem.
Segundo o Daily Mail, os estudantes que beberam cerveja demonstraram níveis de hidratação melhores do que os que beberam apenas água.
Garzon acredita que o dióxido de carbono na cerveja ajuda a matar a sede mais rápido, enquanto os carboidratos da bebida substituem as calorias perdidas durante o exercício físico.
A experiência foi repetida durante vários meses.
O jornal afirma que, com base no estudo, os pesquisadores recomendam o consumo moderado de cerveja após os exercícios - 500 ml para homens e 250 mil para as mulheres - como parte de uma dieta atlética.
Não vamos aqui nos preocupar com detalhes do tipo "quantidade", mas o fato é de que o futebolzinho precisa de uma cerveja. Eu tinha certeza de que nossos amigos espanhóis não iriam nos deixar na mão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário